Cerimônia de formatura no CIABA

No dia 10 de dezembro aconteceu a cerimônia de formatura do 3º ano da EFOMM no CIABA. O evento celebrou a conclusão de curso da turma “Avante Audazes” (2008/2010) e a declaração dos novos praticantes e guarda-marinhas da Marinha do Brasil. A cerimônia contou com as ilustres presenças do Capitão de Mar-e-Guerra Alexandre Silveira Villela, comandante do CIABA, do Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, comandante do 4° Distrito Naval,  do Vice-Governador Odair Corrêa, além de amigos e familiares.

A cerimônia

Por volta de 9 hs, familiares, amigos e autoridades estavam chegando ao CIABA. Enquanto isso, as companhias do 2º e 1º ano já estavam dispostas no campo de futebol (local da cerimônia). A cerimônia iniciou-se com a chegada do vice-governador do Pará que fez a tradicional revista à tropa.

Em seguida, os novos praticantes foram chamados e com um belo desfile, cantando “Adeus minha escola querida”, surgiram de forma emocionante por trás do campo e neste ficaram dispostos em forma de âncora em frente ao palanque.

 

Após a leitura da ordem do dia e da palavra do Comandante, que por sinal foi emocionante, ocorreu a entrega dos prêmios aos melhores alunos durante a curso. Foram premiados os alunos Mosqueda, Gayo, Milton, Igor, Cardoso e Daniel.Destaque para o Cmt. Al. Mosqueda que, dentre vários prêmios que recebeu, foi premiado pela maior média final do curso. Em seguida, ocorreu a troca de platina (neste momento os alunos ficam à vontade em formatura  e seus familiares podem cumprimentá-los, tirar fotos  e realizar a troca das platinas). O nome de cada novo praticante é pronunciado. Após a troca de platinas os familiares retornam para a arquibancada e a formatura se recompõe.


A cerimônia é então encerrada com novos praticantes emocionados e felizes pelo dever cumprido. Um coquetel foi oferecido para todos os convidados no grêmio dos alunos (SAVI).

O Canal16 parabeniza a turma “Avante Audazes” pela formatura. É um momento esperado por todos os alunos que estão na EFOMM. Agora um novo horizonte surge para vocês com muitas oportunidades e desafios. Sucesso a todos!

 

Ofic. Al. Jonatan Souza