Baile de formatura do terceiro ano

Uma festa regada a muitos convidados, elegância e animação. Mas o que dominou foi o clima de contradições: por um lado, a felicidade de estar completando mais uma etapa da vida e ter realizado o sonho de se formar, sabendo que pela frente um imenso mar aguarda; e por outro, a saudade e a tristeza ao deixar para trás três anos marcados por intensa convivência, que acabou gerando amizades, que nos momentos de necessidade fortaleceram a turma durante sua trajetória na Escola e, dessa forma, compartilharam as alegrias e comemoraram as dificuldades que a vida oferece.

Sim, existiram muitas dificuldades, mas nada que impedisse o alcance mais que desejado do sonho de 73 pessoas, cuja concretização pôde ser percebida através do Baile do Adeus no dia 10 de dezembro de 2010.

A festa teve seu início por volta das 21:30, sendo marcada pela entrada inusitada dos formandos, que desfilaram individualmente e em grupos na passarela em direção ao palco principal, para que fosse tirada a foto oficial da turma, dando continuidade com as Homenagens aos Professores, aos Pais e à Comfor (Comissão de Formatura), a valsa com os familiares e a exibição do vídeo, mostrando a rotina, a adaptação, as alegrias, as tristezas e, por fim, as últimas palavras dirigidas a turma pelo seu patrono e também Comandante do Centro de Instrução. Este foi um dos ápices do baile, pois toda a turma estava reunida e cada formando entregou a placa com a foto e os dizeres de si mesmo para os pais e cada membro da ComFor recebeu um enorme quadro com sua respectiva foto, das mãos da organizadora do evento Liana Castro, pelo árduo trabalho realizado nesses três anos. Tudo isso foi acompanhado por discursos extremamente carregados de emoção e felicidade.

A cerimônia, cujo término ocorreu por volta das 06:00 com direito a café da manhã, contou com a participação de diversos oficiais mercantes e da MB, alunos do 1º e 2º anos, guarnição e servidores civis que trabalham no CIABA, além da presença dos parentes dos formandos que, junto com eles, elevaram os níveis de confraternização e celebração desse tão esperado dia. Também podemos ressaltar a decoração e as bandas de diversos estilos musicais, que animaram mais ainda o ambiente.

E foi dessa forma que nos despedimos de mais uma turma da EFOMM – CIABA, a turma Avante Audazes (2008 – 2010), que ultrapassou muitas barreiras, alcançou muitos objetivos e certamente deixará saudades. Mas sabemos que, ao concluir sua formação, ela estará pronta para dar continuidade a muitas outras etapas, que garantirão muitos outros sucessos.

Parabéns aos formandos!

“Há os que levaram muito, mas não há os que  não deixaram nada!” – Antoine de Saint-Exupéry

Por Al. Júlia.